O KUWARERU QUE MUDOU A HISTÓRIA DE UMA ELEIÇÃO
Homero de Miranda Leão estava 1,5 quilo mais gordo, ontem, durante a sessão de escolha da nova Mesa Diretora da Câmara. Três dias antes, havia provado da culinária japonesa na chácara do também vereador Massami Miki, juntamente com o prefeito Amazonino Mendes e outros 14 vereadores. Peso por peso, para Homero o que valia mesmo não era o excesso de sushi, sashimi e yakisoba oferecido por Massami e do qual ele se fartou, mas o valor do voto do vereador que virou lenda e sobre o qual há uma história de que carrega um micro entre os dois olhos.
@@@
O problema é que Massami votou em Isaac Tayah e mudou a história da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus. Seu voto se tornou tão importante para Tayah que, se tivesse sido dado a Homero, conforme fora combinado no jantar oferecido em sua chácara, o resultado teria sido 19 a 19. Como o regimento da Câmara de Vereadores diz que em caso de empate vence o mais velho, Homero estaria hoje comemorando uma vitória, não apenas contra Tayah, mas também contra o ex-governador Eduardo Braga, empenhadíssimo na disputa.
ENQUADRADO
Foi de Eduardo a ideia de enquadrar Massami Miki. Como fracassou em várias tentativas, recorreu a Paulo Takeuchi, o poderoso diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, que está por trás dos financiamentos de campanha de Massami. Takeuchi, segundo versões que circularam ontem no Twitter, chamou o vereador e deu um kuwareru, o popular esporro, em japonês. Resultado: Massami mudou de lado. E também a história de uma eleição que Homero julgava ganha.
O RECUO DA OPOSIÇÃO
A oposição, que sempre surpreende, também deu uma recuada e contribuiu para a derrota de Homero e do prefeito Amazonino Mendes. E, para justificar, veio com a velha desculpa de que abria mão de candidatura própria em nome de interesses maiores, da sociedade. Conversa fiada. O que a oposição fez mesmo foi capitular em razão de interesses nada republicanos...
SERAFIM NÃO PERDOA
O deputado Marcelo Serafim (PSB) não se conteve em comemorar a derrota do candidato do Negão à presidência da Câmara Municipal de Manaus e sapecou esses posts no Twitter: “Um mosquito me soprou que a festa da vitória do Tayah vai ser na Chácara do Massami. A mesma que foi palco de todos os jantares do Homero. E o Massami está dizendo que o Negão confirmou presença. Bem, aí já muita gozação com o BigtBlack.
@@@
Marcelo Serafim, que não conseguiu se reeleger para a Câmara dos Deputados, ainda completou a dose: “Não sou médico, nem estou do lado do Amazonino, mas posso garantir que, com a derrota do Homero, a glicemia dele subiu para uns 400.”
CACAU VIRA BAIRRO
No que depender do deputado Ricardo Nicolau (PRP) o distrito do Cacau Pirêra, que faz parte do município de Iranduba, vai se transformar em bairro de Manaus. Na visão do deputado, Manaus é que sai ganhando com essa mudança. Será mesmo? A cidade vive um caos que a prefeitura já não consegue administrar, vai arranjar mais um? Deixa o Cacau Pirêra para o Nonato Lopes resolver, deputado.
CAOS AÉREO
A manifestação prevista para acontecer hoje não deve atingir Manaus. A informação é do presidente do Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon) José Jorge Negreiros, ao explicar que o movimento deve se restringir às regiões Sul e Sudeste. Para Negreiros, cerca de 600 pessoas, em Manaus, enfrentaram problemas com os voos da TAM desde domingo. O que, diga-se, não poucas aquelas que sofreram prejuízos.
BLITZ NO AEROPORTO
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado fez blitz no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na manhã de ontem, quando constatou as irregularidades cometida pela operadora de transporte aéreo TAM, que foi autuada e multada em R$ 100 mil pelo Procon. Pena que a companhia ainda pode recorrer. Como ela já pôs a culpa nas condições locais de operação, é bem capaz de se safar.
NADA É PERFEITO
O Programa Peixe Popular, do governo estadual, quer colocar o pescado a preço acessível na mesa dos menos favorecidos. Os peixes que serão comercializados são a sardinha e o jaraqui, que podem ser comprados, cada cinco unidades, por apenas R$ 1. Funciona nesta sexta-feira (24) de 8h30 às 11h no Feirão da Sepror (Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins). O caminhão com o pescado ficará no local durante toda a manhã. A iniciativa é boa, mas só atende quem mora perto dos locais aonde o caminhão vai a cada semana. E os outros dias, como é que povo fica, com fome?
VIAGEM PERDIDA
Três prefeitos, Fernando Vieira (Presidente Figueiredo), Antônio Peixoto (Itacoatiara) e Jair Souto (Manaquiri), além de moradores dos possíveis novos municípios que vieram, ontem, a Manaus, acompanhar a votação sobre o plebiscito, não contavam com a ausência dos deputados que não dem quórum para a votação. Parece que o projeto do futuro ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB) não está com toda essa bola entre os parlamentares.
PISCA-PISCA
Manaus é uma grande árvore de Natal: os desligamentos, alguns programados e avisados e outros nem tanto, de energia que ocorrem na cidade continuam a causar prejuízos e a prejudicar a vida de empresas e dos moradores. Que se passa Eletrobrás?
Blog do Holanda
__________________________________________________________________________________________________