Paço Municipal será entregue em setembro

05-04-2011 08:14

  

O Paço Mu­nic­ipal será en­tregue em setembro de 2011. A in­for­mação foi pas­sada na tarde desta se­gunda-feira (4) pelo sub­se­cretário mu­nic­ipal de In­fraestru­tura, Oswaldo Said, após visita de in­speção no local. As obras do Paço, lo­cal­izado no centro histórico da ci­dade, foram re­tomadas em dezembro de 2010. O restauro do prédio es­tava par­al­isado desde 2006 e será re­al­izado com in­ves­ti­mento da própria Prefeitura. O valor orçado é de aprox­i­mada­mente R$ 3,7 mil­hões. “At­ual­mente, as frentes de obras con­cen­tram-se na restau­ração do tel­hado da Casa I e II, limpeza de en­tulhos da de­molição, além de tra­balhos de or­ga­ni­zação para o início de restauro do forro com apli­cação de papel marche”, ex­plica o sub­se­cretário. “Esse úl­timo serviço será co­or­de­nado por uma restau­radora vinda ex­clu­si­va­mente de Minas Gerais para ex­e­cutar esse tra­balho”, com­pleta Said.

Em novembro de 2006, após lic­i­tação ven­cida pela em­presa Pirâmide, foi ini­ciada a ex­e­cução da obra e, du­rante três anos, houve o em­bargo pelo In­sti­tuto do Patrimônio Histórico Artís­tico Na­cional (Iphan) por mo­tivo do achado ar­que­ológico, quando urnas fu­nerárias foram en­con­tradas no local.

Na mu­dança da ad­min­is­tração mu­nic­ipal, em 2009, a Prefeitura ob­servou a len­tidão da re­al­ização dos serviços por parte da em­presa. Com a aprox­i­mação do fim do con­vênio 53/2004 com o Pro­jeto Mon­u­menta (Min­istério da Cul­tura), e ainda o seu desin­ter­esse em seguir com as obras, a Prefeitura optou pelo rompi­mento no fim desse mesmo ano.

No dia 20 de julho de 2010, uma nova lic­i­tação foi re­al­izada e a con­stru­tora Biapó foi vence­dora. Esta é a mesma em­presa re­spon­sável pela restau­ração do Mer­cado Adolpho Lisboa, que já teve 50% de sua obra con­cluída. 

Di­fusão cul­tural

Se­gundo a di­re­tora-pres­i­dente da Fun­dação Mu­nic­ipal de Cul­tura e Artes (Manaus­cult), Lívia Mendes, a área do Paço Mu­nic­ipal de­verá ser trans­for­mada em um largo cul­tural. No en­torno também está sendo re­cu­perado o Coreto Cha­fariz, a Praça 9 de Novembro, as casas número 69 e 77 da rua Bernardo Ramos. Um esta­ciona­mento ro­ta­tivo será con­struído rua 7 de Setembro.

“O ob­je­tivo é res­gatar uma história que deve con­tinuar sendo con­tada e, ao mesmo tempo, ofer­ecer a Manaus mais um es­paço de in­cen­tivo à cul­tura”, afirma a di­re­tora. As artes plás­ticas serão o foco do Museu da Ci­dade. “No Paço iremos ofer­ecer ofic­inas de restauro, palestras com artistas ama­zo­nenses, ex­posições lo­cais e na­cionais”, con­clui Mendes.

Blog da Floresta 

 

_________________________________________________________