Secretarias Estaduais integram Comissão de Apoio aos Haitianos

25-03-2011 21:57

 Numa ini­cia­tiva do Gov­erno do Ama­zonas, em parceria com a Pas­toral do Mi­grante, foi criada uma comissão de apoio para co­or­denar as ini­cia­tivas de ca­pac­i­tação e de busca de opor­tu­nidades de tra­balho, para os refu­giados haitianos. Se­gundo a Pas­toral, aprox­i­mada­mente, 380 haitianos estão abri­gados em oito alo­ja­mentos em Manaus. A me­dida in­tegra-se às ações do Gov­erno Fed­eral, com o ob­je­tivo de prestar ajuda hu­man­itária, aos haitianos que chegam ao Ama­zonas, em busca de opor­tu­nidades de tra­balho e, de uma vida melhor. Par­tic­ipam da comissão pelo Es­tados, a Sec­re­taria de Justiça e Di­re­itos Hu­manos (Sejus), que tem papel de co­or­de­nação, o Centro de Ed­u­cação Tec­nológica do Ama­zonas (Cetam), a Uni­ver­si­dade do Es­tado do Ama­zonas (UEA) e a Sec­re­taria de Ed­u­cação do Ama­zonas (Seduc). A Sec­re­taria Mu­nic­ipal de Ed­u­cação (Semed), além da Pas­toral do Mi­grante, também, in­te­gram a comissão.

A Sejus, por meio do De­par­ta­mento Es­tadual de Di­re­itos Hu­manos (DEDH), busca pro­mover a acol­hida dos haitianos no Es­tado. Equipes do órgão estão vis­i­tando abrigos e con­hecendo os refu­giados para colher dados par­tic­u­lares e profis­sionais. A Sec­re­taria é quem co­manda uma força-tarefa para garantir condições dignas de tra­balho e moradia, en­vol­vendo in­sti­tu­ições públicas e pri­vadas, a Igreja Católica e uni­ver­si­dades. A força-tarefa, ba­ti­zada de Comissão Gestora In­terin­sti­tu­cional Pró-Haitianos, tem vis­i­tado em­presas, como da área da con­strução civil, e cen­tros de qual­i­fi­cação e profis­sion­al­izante para captar opor­tu­nidades aos haitianos.

Ca­pac­i­tação
 - O Cetam e a UEA vão ofer­ecer qual­i­fi­cação para os haitianos, com cursos de In­for­mática Básica, que já teve início, Por­tuguês para Es­trangeiros e qual­i­fi­cação de Pe­dreiro em Ed­i­fi­cações.

Se­gundo Joésia Pacheco, di­re­tora pres­i­dente do Cetam, outros cursos também serão min­istrados de março até junho com o ob­je­tivo de prepará-los para o mer­cado de tra­balho. Entre os cursos estão Pan­i­fi­cação, Con­feitaria, Corte e Cos­tura. “Vamos ofertar 150 novas vagas só para o curso de Por­tuguês para Es­trangeiros. Por meio da qual­i­fi­cação profis­sional, es­pera-se que os haitianos con­tribuam para o cresci­mento do Es­tado que eles escol­heram para viver”, afirmou.

Na próxima se­gunda-feira, 28, o Cetam inicia o curso de Por­tuguês para Es­trangeiros, de 19h às 21h, que será re­al­izado na Pas­toral da Ar­quid­io­cese de Manaus, lo­cal­izada na Praça Is­mael Be­nigno, 151, São Raimundo (próximo ao SPA do São Raimundo). No mesmo dia, também começa o curso de Pe­dreiro em Ed­i­fi­cações, na Av. Con­stantino Nery, bairro São Ger­aldo, na sec­re­taria da Paróquia de São Ger­aldo.

O curso de In­for­mática Básica está sendo re­al­izado aos sábados das 13h às 17h e das 17h às 21h, na Pas­toral da Ar­quid­io­cese de Manaus. As in­scrições para os cursos de qual­i­fi­cação do Cetam des­ti­nados aos haitianos estão sendo feitas pela Pas­toral do Mi­grante nos alo­ja­mentos de refu­giados e em paróquias da Igreja Católica.

A UEA vai ofertar curso de Por­tuguês com pro­fes­sores da in­sti­tu­ição para os haitianos. A Uni­ver­si­dade está fechando os úl­timos de­talhes e as aulas devem ser re­al­izadas na sede da Escola de Tec­nologia (EST), na Avenida Darcy Vargas. A Seduc está fazendo um le­van­ta­mento junto aos refu­giados para saber quais deles pre­cisam de Ed­u­cação Básica. Com base nessa pesquisa, a in­sti­tu­ição vai pro­gramar a in­te­gração dos haitianos nas escolas es­tad­uais.

 

Blog da Floresta

 

______________________________________________